Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anestésicos intravenosos


            O tiopental é um barbitúrico que atravessa rapidamente a barreira hematoencefálica. Não é capaz de impedir as respostas involuntárias à dor. Possui janela terapêutica estreita e pode causar depressão cardiovascular, mas mesmo em doses normais causa sonolência e depressão respiratória em baixa intensidade, durante a recuperação.
            O etiomidato apesar de ser similar ao tipental possui uma janela terapêutica mais ampla, com isso o risco de depressão cardiovascular é menor. Não deve ser usado em pacientes com insuficiência supra-renal, pois existe o risco de suprimir esta glândula. Existe a possibilidade de que ocorram movimentos involuntários durante a indução.
            O propofol é usado em cirurgias simples por infusão contínua, isso porque não possui efeito acumulativo. Metabolizado rapidamente, não causa movimentos involuntários ou supressão da supra-renal.
            A cetamina ainda é usada em procedimentos menores na pediatria, apesar de causar anestesia dissociativa, aumento da pressão intracraniana e efeitos alucinógenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário